quinta-feira, 21 de junho de 2018

Artigo da semana

Essa semana divulgaremos o artigo "Second Blood Meal by Female Lutzomyia longipalpis: Enhancement by Oviposition and Its Effects on Digestion, Longevity, and Leishmania Infection", que foi publicado em 2018 na revista Biomed Research International. 

Os autores principais desse artigo são a Doutora Caroline Moraes e o Dr. Fernando Genta. A Dra. Caroline Moraes é pós-doutoranda no Programa PNDP da FAPERJ/CAPES e o Dr. Fernando Genta é Pesquisador do Laboratório. Esse trabalho surgiu da colaboração internacional com os Professores Rod Dillon e Paul Bates da Universidade de Lancaster, Reino Unido, sendo resultado do estágio de pós-doutoramento da Dra. Caroline nessa universidade inglesa.

O principal achado desse artigo é o desenvolvimento de protocolos de laboratório para realização de uma segunda alimentação sanguínea de flebotomíneos em larga escala. Flebotomíneos são moscas transmissoras do parasito Leishmania, causador da Leishmaniose, que é uma doença tropical grave em expansão no Brasil. Para que o flebótomo transmita o parasito, ele deve se alimentar do sangue de um hospedeiro infectado, o parasito deve se desenvolver no intestino do inseto, e logo após o inseto deve se alimentar do sangue de um segundo hospedeiro vertebrado.

A realização desse ciclo completo em laboratório é muito difícil, por que flebótomos são insetos muito frágeis e em cativeiro normalmente morrem após a primeira alimentação sanguínea. Nós  descobrimos que a postura de ovos após a primeira alimentação sanguínea é fundamental para a sobrevivência das fêmeas e para que ocorra uma segunda alimentação. Nós estabelecemos as condições para acompanhar esse processo e verificamos que a infecção por Leishmania é alterada após a segunda alimentação. Também observamos que a atividade de tripsina, a principal protease digestiva do inseto, não é alterada após infecção com Leishmania, mas é reduzida após o segundo ciclo de alimentação, o que pode favorecer o desenvolvimento do parasito.

Esses achados podem ser visualizados em detalhe no link abaixo. Caso tenham dúvidas, postem nos comentários que responderemos assim que possível. Espero que gostem, e compartilhem a nossa produção com os amigos!

Acesso ao artigo (gratuito)

Página do LABFISI no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário